Josué, chamado por Deus, exorta o povo à unidade

 
 1Após a morte de Moisés, o servo do Senhor, falou o Senhor a Josué, filho de Nun, ministro de Moisés, dizendo: 2“Moisés, meu servo, morreu. Agora, levanta-te e atravessa o rio Jordão, tu e todo este povo, para a terra que vou dar aos filhos de Israel. 3Eu vos darei todo lugar que pisar a planta de vossos pés, conforme prometi a Moisés. 4O vosso território se estenderá do deserto e do Líbano ao grande rio, o Eufrates, por todo o país dos hititas, e até ao Grande Mar na direção do sol poente. 5Ninguém te poderá resistir enquanto viveres. Como estive com Moisés, assim estarei contigo. Não te deixarei nem te abandonarei.
            6Sê forte e corajoso, pois tu farás este povo herdar a terra que jurei dar a seus pais. 7Apenas sê forte e muito corajoso e cuida em agir segundo toda a lei que Moisés, meu servo, te prescreveu. Não te desvies nem para a direita nem para a esquerda, a fim de que tenhas êxito por onde quer que andes. 8Não cesses de falar deste livro da lei. Medita nele dia e noite, para que procures agir conforme tudo o que nele está escrito. Então farás prosperar teus empreendimentos e serás bem sucedido. 9Não te ordenei que sejas forte e corajoso? Não temas e não te acovardes, pois o Senhor teu Deus estará contigo por onde quer que andes”.
            10Josué ordenou então aos oficiais do povo: “Passai pelo acampamento e ordenai ao povo: 11Preparai víveres, pois dentro de três dias ireis atravessar o Jordão para tomar posse da terra que o Senhor vosso Deus vos dá como propriedade”.
            12Josué falou então aos rubenitas, aos gaditas e à meia-tribo de Manassés: 13“Lembrai-vos da ordem que Moisés, o servo do Senhor, vos deu: o Senhor vosso Deus vos concede repouso e vos dá esta terra. 14Vossas mulheres, vossas crianças e vosso gado permanecerão na terra que Moisés vos deu na Transjordânia. Vós, porém, todos os valentes guerreiros, passareis na frente de vossos irmãos, em ordem de batalha, para ajudá-los, 15até que o Senhor conceda repouso aos vossos irmãos assim como a vós, para que eles também tomem posse da terra que o Senhor vosso Deus lhes dá; depois voltareis para a terra de vossa propriedade, e tomareis posse daquela que Moisés, o servo do Senhor, vos deu na Transjordânia, ao sol nascente”.
            16Eles responderam a Josué: “Faremos tudo quanto nos ordenaste e iremos para onde quer que nos envies. 17Assim como em tudo obedecemos a Moisés, também obedeceremos a ti. Basta que o Senhor teu Deus esteja contigo, assim como esteve com Moisés. 18Todo aquele que se rebelar contra tuas ordens e não obedecer às tuas palavras em tudo o que nos tiveres ordenado, será morto. Apenas sê forte e corajoso!”

Início do Livro de Josué             1,1-18

You Might Also Like

0 comentários

Mapa De Visitante