GEDEÃO VENCE COM UM MINÚSCULO EXÉRCITO

   
Naqueles dias: 6,33 Entretanto, todos os madianitas, os amalecitas e os povos orientais coligaram-se e, atravessando o rio Jordão, acamparam no vale de Jezrael. 34O espírito do Senhor apoderou-se de Gedeão, e ele tocou a trombeta e convocou a casa de Abiezer para que o seguisse. 35E enviou mensageiros por toda a tribo de Manassés, que também o seguiu. Do mesmo modo enviou mensageiros às tribos de Aser, Zabulon e Neftali, que foram juntar-se a ele.
            36E Gedeão disse a Deus: “Se realmente vais salvar Israel por minha mão, como prometeste, 37vou estender este manto de lã na eira. Se o orvalho cair sobre a lã e o resto do solo ficar seco, reconhecerei nisto que salvarás Israel por minha mão, como prometeste”. 38E assim aconteceu. Levantando-se de noite, espremeu o manto e encheu uma concha de água. 39Gedeão tornou a dizer a Deus: “Não se inflame a tua cólera contra mim, se eu ainda fizer outra prova, pedindo um sinal no manto. Peço que só o manto fique seco, e toda a terra molhada de orvalho”. 40E naquela noite o Senhor fez o que Gedeão lhe tinha pedido: só o manto ficou enxuto, enquanto havia orvalho em toda a terra.
            7,1 Levantando-se bem cedo Jerobaal, isto é, Gedeão, e toda a tropa foram acampar junto à fonte de Harad. O acampamento de Madiã ficava ao norte, do lado da colina de Moré, no vale.
            2O Senhor disse a Gedeão: “Levas gente demais contigo para que eu entregue Madiã em suas mãos. Israel poderia gloriar-se às minhas custas, dizendo: ‘Foi minha mão que me salvou’. 3Portanto, dá este aviso a todo mundo: ‘Quem estiver com medo e tremendo, que se retire’” Tendo-os Gedeão submetido à prova, vinte e dois mil homens da tropa voltaram e dez mil ficaram.
            4E o Senhor tornou a falar a Gedeão: “Há ainda gente demais. Faze-os descer até à água. Lá os selecionarei para ti. Quando eu te disser ‘este vai contigo’, ele irá”. 5Gedeão fez o povo descer até à água. E o Senhor lhe disse: “Quem lamber a água como o cão faz com a língua, põe-no de um lado; e quem se ajoelhar para beber, põe-no do outro lado”. 6Os que lamberam a água, levando à boca com as mãos, foram trezentos. Todo o resto do povo ajoelhou-se para beber água. 7O Senhor disse a Gedeão: “Com os trezentos homens que lamberam a água eu vos salvarei, entregando os madianitas em tuas mãos. E todo o resto do povo, vá cada um para casa”. 8Gedeão, tomando provisões e trombetas na proporção dos homens escolhidos, ordenou que o restante dos israelitas se retirassepara as suas tendas, e reteve consigo os trezentos homens para o combate. Ora, o acampamento dos madianitas estava abaixo deles, no vale.
            16Então Gedeão dividiu os trezentos homens em três batalhões e entregou a todos trombetas e cântaros vazios, com uma tocha acesa dentro. 17E disse-lhes: “Fazei o mesmo que me virdes fazer. Vou entrar pelo lado mais avançado do acampamento, e imitai o que eu vou fazer. 18Quando eu tocar a trombeta que tenho na mão,e comigo os do meu grupo, tocai também as vossas trombetas ao redor do acampamento, e gritai todos juntos: ‘Pelo Senhor e por Gedeão!’”.
            19E Gedeão, com os cem homens que o acompanhavam, entrou pelo lado mais avançado do acampamento, no início do turno de guarda da meia-noite, no momento em que se fazia a troca das sentinelas. E começaram a tocar as trombetas e a quebrar os cântaros, que levavam na mão. 20Então os três grupos tocaram as trombetas e quebraram os cântaros. Segurando as tochas com a mão direita e as trombetas com a esquerda, tocavam e gritavam: “Pelo Senhor e por Gedeão!” 21E cada um conservou-se em seu posto ao redor do acampamento. Imediatamente, todo o acampamento dos madianitas se pôs em desordem, e, dando grandes gritos, eles fugiram, 22enquanto os trezentos homens continuavam tocando as trombetas. E o Senhor fez com que, em todo o acampamento, voltassem a espada uns contra os outros e debandassem até Bet-Seta, na direção de Sartã, até ao limite de Abel-Meula, perto de Tebat.

Do Livro dos Juízes                 6,33−7,8.16-22

You Might Also Like

0 comentários

Mapa De Visitante