É O ESPÍRITO QUEM NOS FAZ VER JESUS

É o Espírito que nos leva a estar sempre prontos a responder «sobre a razão da esperança que há em nós» (1Ped 3, 15). A razão da nossa esperança é precisamente Jesus e o Seu Espírito. É no Seu Espírito que Jesus volta para nós (cf. Jo 14, 18). Sem o Espírito Santo, não é possível ver Jesus.

«O mundo não Me verá — diz Jesus —, mas vós haveis de ver-Me» (Jo 14, 19). É o Espírito que nos permite ver Jesus. No fundo, é o Espírito que nos permite ver o invisível, dizer o indizível e conhecer o incognoscível. Sem o Espírito, só nos apercebemos dos limites; com o Espírito, somos surpreendidos pelas possibilidades. Sem o Espírito, achamos que possível é só o que acontece no tempo. Com o Espírito, verificamos que até o impossível se torna possível. Enfim, o Espírito é o grande combustível da fé. Afinal, qual é a nossa temperatura espiritual?

Maria é alguém totalmente modelado pelo Espírito. Foi, aliás, pelo Espírito que Jesus Se fez Homem no Seu ventre. Foi o Espírito que trouxe Jesus até Maria e, por Maria, à humanidade. É por isso que, se Jesus é o Fundamento da Igreja, Maria é o Seu primeiro — e maior — modelo. Como Mãe e Discípula, é Maria quem melhor nos ensina a ser Igreja.

Maria ensina-nos a ser Igreja por fora e por dentro. Maria ensina-nos a ser Igreja não tanto em alta velocidade, mas sempre em alta-fidelidade. Maria é uma presença constante que nunca tem Deus distante. Só fiéis ao Espírito, como Maria, seremos uma Igreja da fidelidade e da persistência.


Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.


You Might Also Like

0 comentários

Mapa De Visitante