JESUS, AUTOR DA SALVAÇÃO, FEITO SEMELHANTE AOS SEUS IRMÃOS

5Não foi aos anjos que Deus submeteu o mundo futuro, do qual estamos falando. 6A este respeito, porém, houve quem afirmasse:
“O que é o homem, para dele te lembrares,
ou o filho do homem, para com ele te ocupares?
7Tu o fizeste um pouco menor que os anjos,
de glória e honra o coroaste,
8e todas as coisas puseste debaixo de seus pés.”
Se Deus lhe submeteu todas as coisas, nada deixou que não lhe fosse submisso. Atualmente, porém, ainda não vemos que tudo lhe esteja submisso. 9Jesus, a quem Deus fez pouco menor do que os anjos, nós o vemos coroado de glória e honra, por ter sofrido a morte. Sim, pela graça de Deus em favor de todos, ele provou a morte.
10Convinha de fato que aquele, por quem e para quem todas as coisas existem, e que desejou conduzir muitos filhos à glória, levasse o iniciador da salvação deles à consumação, por meio de sofrimentos. 11Pois tanto Jesus, o Santificador, quanto os santificados, são descendentes do mesmo ancestral; por esta razão, ele não se envergonha de os chamar irmãos, 12dizendo:
“Anunciarei o teu nome a meus irmãos;
e no meio da assembleia te louvarei.”
13E ainda:
“Eu colocarei nele a minha confiança.”
E também:
“Eis-me aqui, com os filhos que Deus me deu.”
14Visto que os filhos têm em comum a carne e o sangue, também Jesus participou da mesma condição, para assim destruir, com a sua morte, aquele que tinha o poder da morte, isto é, o diabo, 15e libertar os que, por medo da morte, estavam a vida toda sujeitos à escravidão. 16Pois, afinal, não veio ocupar-se com os anjos, mas com a descendência de Abraão.
17Por isso devia fazer-se em tudo semelhante aos irmãos, para se tornar um sumo sacerdote misericordioso e digno de confiança nas coisas referentes a Deus, a fim de expiar os pecados do povo. 18Pois, tendo ele próprio sofrido ao ser tentado, é capaz de socorrer os que agora sofrem a tentação.

Da Carta aos Hebreus             2,5-18

You Might Also Like

0 comentários

Mapa De Visitante