Jesus, apóstolo da fé que professamos

1Irmãos santos, participantes da vocação que vem do céu, fixai bem a mente em Jesus, o apóstolo e sumo sacerdote da fé que nós professamos. 2Ele foi fiel a Deus, que o constituiu neste cargo, assim como Moisés o foi em toda a casa de Deus. 3E ele merece glória muito maior do que Moisés, na medida em que o construtor da casa merece maior glória que a casa mesma. 4Pois toda casa é construída por alguém, e quem constrói tudo é Deus. 5Moisés foi fiel em tudo o que se refere à casa de Deus, como servidor, em testemunho das coisas que seriam ditas. 6Cristo, porém, foi fiel como filho, no que diz respeito à sua própria casa. E nós somos sua casa, se conservarmos até ao fim a firme confiança e altivez a respeito da nossa esperança.
7Portanto, escutai o que declara o Espírito Santo:
“Hoje, se ouvirdes a sua voz,
8não endureçais os vossos corações, como na rebelião,
no dia da tentação, no deserto,
9onde vossos pais me tentaram, colocando-me à prova,
10embora visem as minhas obras, durante quarenta anos.
Por isso me irritei com essa geração
e afirmei: sempre se enganam no coração
e desconhecem os meus caminhos.
11Assim jurei em minha ira:
não entrarão no meu repouso.”
12Cuidai, irmãos, que não se ache em algum de vós um coração transviado pela incredulidade, levando-o a afastar-se do Deus vivo. 13Antes, animai-vos uns aos outros, dia após dia, enquanto ainda se disser “hoje”, para que nenhum de vós se endureça pela sedução do pecado 14– pois tornamo-nos companheiros de Cristo, contanto que mantenhamos firme até ao fim a nossa confiança inicial. 15E isto, enquanto se diz:
“Hoje, se ouvirdes a sua voz,
não endureçais os vossos corações, como na rebelião”.
16Ora, quem são aqueles que se revoltaram, depois de ter ouvido a sua voz? Não foram todos aqueles que saíram do Egito pela mão de Moisés? 17E quais são aqueles com os quais Deus se irritou durante quarenta anos? Não foram aqueles que cometeram pecado, e cujos cadáveres caíram no deserto? 18E para quem foi que Deus jurou que não entrariam em seu repouso? Não foram aqueles que não quiseram crer? 19Assim vemos que eles não podiam entrar, por causa da sua falta de fé.

Da Carta aos Hebreus                 3,1-19

You Might Also Like

0 comentários

Mapa De Visitante