SEGUNDO CÓDIGO DA ALIANÇA

Naqueles dias, o Senhor disse a Moisés: 10“Eu vou fazer uma aliança. Em presença de todo o teu povo, farei prodígios que nunca se viram sobre a terra, nem em nação alguma, para que todo o povo, no meio do qual estás, perceba como são terríveis as obras do Senhor, que vou realizar contigo. 11Observa tudo o que hoje te ordeno. Eu mesmo expulsarei da tua frente os amorreus, os cananeus, os hititas, os fereseus, os heveus e os jebuseus. 12Guarda-te de estabelecer amizade com os habitantes do país onde vais entrar, para que não te sejam ocasião de ruína. 13Ao contrário, destruirás seus altares, quebrarás suas estelas e cortarás suas árvores sagradas.
14Não te prostrarás diante de um deus estrangeiro, porque o Senhor se diz Ciumento, e,de fato, o é. 15Não estabeleças aliança com os homens daquelas regiões, para que, ao se prostituírem com seus deuses, e quando lhes oferecerem sacrifícios, não te convidem, e tu não venhas a comer de suas vítimas. 16Nem tomes suas filhas como esposas para teus filhos, para que, ao se prostituírem elas com seus deuses, não levem teus filhos a se prostituírem igualmente com eles. 17Não farás para ti deuses de metal fundido.
18Guardarás a festa dos Ázimos: durante sete dias comerás pães ázimos, como te ordenei, no tempo fixado no mês de Abib; porque foi no mês da primavera que saíste do Egito.
19Todo o primogênito do sexo masculino é meu; assim como toda a primeira cria do teu rebanho, tanto das vacas, como das ovelhas. 20Resgatarás o primogênito do jumento com um cordeiro; caso não queiras resgatá-lo, deves quebrar-lhe a nuca. Resgatarás os primogênitos dos teus filhos, e não te apresentarás diante de mim de mãos vazias.
21Trabalharás durante seis dias, e no sétimo dia deixarás de lavrar e de colher.
22Guardarás a festa das Semanas, no início da colheita do trigo, bem como a festa da Colheita, quando no fim do ano se recolhe tudo.
23Três vezes por ano, todos os homens do teu povo deverão comparecer diante do Onipotente Senhor Deus de Israel. 24Porque, quando eu tiver tirado da tua vista as nações, e houver dilatado as tuas fronteiras, ninguém cobiçará a tua terra, enquanto estiveres subindo, três vezes por ano, para te apresentares diante do Senhor teu Deus.
25Não oferecerás o sangue de minhas vítimas com pão fermentado; nem se conserve até ao dia seguinte o que foi sacrificado na festa da Páscoa.
26Oferecerás na casa do Senhor teu Deus o melhor dos primeiros frutos do teu solo. Não cozinharás o cabrito no leite de sua mãe”.
27O Senhor disse a Moisés: “Escreve estas palavras, pois foi sobre elas que celebrei aliança contigo e com Israel”.
28Moisés esteve ali com o Senhor quarenta dias e quarenta noites, sem comer pão nem beber água, e escreveu nas tábuas as palavras da aliança, os dez mandamentos.


Do Livro do Êxodo                 34,10-28

You Might Also Like

0 comentários

Mapa De Visitante