SÃO GABRIEL ARCANJO


São Gabriel Arcanjo, foi escolhido por Deus para anunciar aos homens o Mistério da Encarnação. Já antes tinha sido enviado a Daniel para lhe dizer a época em que Cristo havia de nascer, e a Zacarias, quando oferecia o incenso no Tempo, para lhe anunciar o nascimento de são João Batista, precursor do Messias. Foi ele também o designado como mensageiro da Anunciação. Entre todos os anjos, diz São Bernardo, foi Gabriel o único digno de anunciar a Maria os desígnios de Deus e de ouvir o seu sim. A saudação do anjo a Nossa Senhora, tão simples e tão cheia de sentido, “Ave Maria cheia de graça, tornou-se a oração familiar e constantemente repetida pelo povo cristão.

Gabriel Arcanjo é o anunciador, por excelência, das revelações divinas. Seu nome significa “Emissário do Senhor” ou “Deus é meu protetor” ou ainda “Homem de Deus”. O Antigo Testamento já retrata sua presença trazendo boas novas da parte do Altíssimo, explicando a Daniel a visão que este profeta teve (cf. Dn 8, 16ss); depois, o destino favorável ao povo de Israel quando este estava no exílio (cf. Dn 9, 21ss).
No Novo Testamento, é Gabriel quem anuncia ao sacerdote Zacarias que Isabel, sua mulher, daria-lhe um filho profeta: João Batista (cf. Lc 1, 13ss). Coube ainda ao Arcanjo Gabriel proclamar a maior notícia de todos os tempos para nós, seres humanos, a encarnação e o nascimento do Filho de Deus em nosso meio (cf. Lc 1, 26ss), para nos salvar.
Gabriel, conhecedor dos mais profundos mistérios de Deus, foi quem anunciou a Maria que ela era cheia de graça e a escolhida para ser a Mãe do Salvador. Pelas palavras do Arcanjo, Nossa Mãe e Senhora foi entendendo a ação do Espírito Santo nela e, assim, foi se preparando para sua missão. Também foi graças à saudação angélica que temos hoje uma das orações mais difundidas e queridas do catolicismo, a Ave-Maria: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo” (Lc 1,28).
Então, diante de tudo isso, eu lhe pergunto: Você está precisando das boas novas vindas de Deus? Qual é a grande notícia que você aguarda ou que necessita para esse tempo?

O próprio anjo diz sobre si mesmo: “Eu sou Gabriel, e estou sempre na presença de Deus. Eu fui enviado para falar contigo e anunciar-te esta boa nova” (Lc 1,19). Creia nisso! Se você pedir, ele virá e comunicará o que Deus quer de você, pois é desejo do Senhor transmitir Seus planos a nós: “O Senhor não faz coisa alguma sem revelar seus planos aos profetas, seus servos” (Am 3,7).

Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.

You Might Also Like

0 comentários

Mapa De Visitante