SÃO GABRIEL ARCANJO


São Gabriel Arcanjo, foi escolhido por Deus para anunciar aos homens o Mistério da Encarnação. Já antes tinha sido enviado a Daniel para lhe dizer a época em que Cristo havia de nascer, e a Zacarias, quando oferecia o incenso no Tempo, para lhe anunciar o nascimento de são João Batista, precursor do Messias. Foi ele também o designado como mensageiro da Anunciação. Entre todos os anjos, diz São Bernardo, foi Gabriel o único digno de anunciar a Maria os desígnios de Deus e de ouvir o seu sim. A saudação do anjo a Nossa Senhora, tão simples e tão cheia de sentido, “Ave Maria cheia de graça, tornou-se a oração familiar e constantemente repetida pelo povo cristão.

Gabriel Arcanjo é o anunciador, por excelência, das revelações divinas. Seu nome significa “Emissário do Senhor” ou “Deus é meu protetor” ou ainda “Homem de Deus”. O Antigo Testamento já retrata sua presença trazendo boas novas da parte do Altíssimo, explicando a Daniel a visão que este profeta teve (cf. Dn 8, 16ss); depois, o destino favorável ao povo de Israel quando este estava no exílio (cf. Dn 9, 21ss).
No Novo Testamento, é Gabriel quem anuncia ao sacerdote Zacarias que Isabel, sua mulher, daria-lhe um filho profeta: João Batista (cf. Lc 1, 13ss). Coube ainda ao Arcanjo Gabriel proclamar a maior notícia de todos os tempos para nós, seres humanos, a encarnação e o nascimento do Filho de Deus em nosso meio (cf. Lc 1, 26ss), para nos salvar.
Gabriel, conhecedor dos mais profundos mistérios de Deus, foi quem anunciou a Maria que ela era cheia de graça e a escolhida para ser a Mãe do Salvador. Pelas palavras do Arcanjo, Nossa Mãe e Senhora foi entendendo a ação do Espírito Santo nela e, assim, foi se preparando para sua missão. Também foi graças à saudação angélica que temos hoje uma das orações mais difundidas e queridas do catolicismo, a Ave-Maria: “Alegra-te, cheia de graça! O Senhor está contigo” (Lc 1,28).
Então, diante de tudo isso, eu lhe pergunto: Você está precisando das boas novas vindas de Deus? Qual é a grande notícia que você aguarda ou que necessita para esse tempo?

O próprio anjo diz sobre si mesmo: “Eu sou Gabriel, e estou sempre na presença de Deus. Eu fui enviado para falar contigo e anunciar-te esta boa nova” (Lc 1,19). Creia nisso! Se você pedir, ele virá e comunicará o que Deus quer de você, pois é desejo do Senhor transmitir Seus planos a nós: “O Senhor não faz coisa alguma sem revelar seus planos aos profetas, seus servos” (Am 3,7).

Frei Francisco Bezerra do Nascimento, OFMConv.
SÃO GABRIEL ARCANJO SÃO GABRIEL ARCANJO Reviewed by Francisco Nascimento on 19:21 Rating: 5

Nenhum comentário:

Tecnologia do Blogger.