PARTIDA DOS HEBREUS. LEIS SOBRE A PÁSCOA E OS PRIMOGÊNITOS

Naqueles dias, 12,37 os filhos de Israel partiram de Ramsés para Sucot. Eram cerca de seiscentos mil homens a pé, sem contar as crianças. 38Alémdisso, uma multidão numerosa subiu com eles, assim como rebanhos consideráveis de ovelhas e bois. 39Com a massa trazida do Egito fizeram pães ázimos, já que a massa não pudera fermentar, pois foram expulsos do Egito, e não tinham podido esperar, nem preparar provisões para si.
40A permanência dos filhos de Israel no Egito foi de quatrocentos e trinta anos. 41No mesmo dia em que se concluíam os quatrocentos e trinta anos, todos os exércitos do Senhor saíram da terra do Egito. 42Aquela foi uma noite de vigília para o Senhor, quando os fez sair da terra do Egito: essa noite em honra do Senhor deve ser observada por todos os filhos de Israel em todas as suas gerações.
43O Senhor disse a Moisés e a Aarão: “Esta é a prescrição da Páscoa. Nenhum estrangeiro dela poderá comer. 44Todo o escravo comprado a dinheiro, depois de circuncidado, poderá comê-la. 45O hóspede e o mercenário não poderão participar dela. 46O cordeiro será consumido numa só casa. Não levareis para fora das casas nenhum pedaço de sua carne, nem lhe quebrareis osso algum. 47Toda a comunidade dos filhos de Israel celebrará a Páscoa. 48Se o estrangeiro que vive contigo quiser celebrar a Páscoa do Senhor, fará circuncidar todos os homens da sua família, e então a celebrará segundo o rito e será como um nativo do país; porém, se algum não for circuncidado, dela não comerá. 49A mesma lei servirá para o nativo do país e para o estrangeiro que vive convosco”.
13,1“E quando o Senhor te houver introduzido na terra dos cananeus e a tiver dado a ti, conforme te jurou e a teus pais, 12consagrarás ao Senhor todos os primogênitos desde o ventre materno e também as primeiras crias do teu gado; consagrarás ao Senhor tudo o que tiveres do sexo masculino. 13Resgatarás o primogênito do jumento com uma ovelha; se, porém, não o resgatares, deverás matá-lo. Resgatarás com dinheiro todo o primogênito de teus filhos. 14E quando o teu filho, amanhã, te perguntar: ‘Que significa isto?’, tu lhe responderás: ‘O Senhor tirou-nos do Egito, da casa da escravidão, com mão forte. 15Como o Faraó se obstinasse em não nos deixar partir, o Senhor matou todos os primogênitos na terra do Egito, desde os primogênitos dos homens até aos primogênitos dos animais. Por isso, eu sacrifico ao Senhor todo o primogênito macho dos animais, e resgato todo o primogênito de meus filhos’. 16Isto será para ti como um sinal em tua mão, e como uma marca entre os teus olhos para lembrança; pois foi com mão forte que o Senhor nos tirou do Egito”.

Do Livro do Êxodo             12,37-49; 13,11-16

You Might Also Like

0 comentários

Mapa De Visitante