O DIA DA EXPIAÇÃO

Naqueles dias, 2o Senhor ordenou a Moisés, dizendo: “Fala a teu irmão Aarão para não entrar a qualquer hora no santuário, que fica por detrás do véu, diante do propiciatório que está sobre a arca, para que não mora quando eu aparecer na nuvem sobre o propiciatório. 3Mas Aarão entrará deste modo no santuário: oferecerá um bezerro como sacrifício expiatório e um carneiro em holocausto. 4Vestirá uma túnica sagrada de linho, usará roupa de baixo de linho, cingirá um cinto de linho e na cabeça trará um turbante de linho. São vestes sacras, que vestirá depois de tomar banho.
5Receberá da comunidade dos filhos de Israel dois bodes para o sacrifício pelo pecado e um carneiro para o holocausto. 6Depois de ter oferecido o bezerro pelo próprio pecado e feito a expiação por si e por sua família, 7apresentará diante do Senhor dois bodes à entrada da Tenda da Reunião. 8Depois lançará as sortes sobre os dois bodes, uma para o Senhor e outra para Azazel. 9Aarão oferecerá o bode que coube ao Senhor, fazendo um sacrifício pelo pecado. 10Quanto ao bode que tocou por sorte a Azazel, será apresentado vivo diante do Senhor, para fazer a expiação e mandá-lo para Azazel, ao deserto.
11Aarão oferecerá o bezerro do sacrifício pelo próprio pecado e, fazendo a expiação por si e por sua família, imolará o bezerro. 12Tomará, então, um turíbulo cheio de brasas tiradas do altar que está diante do Senhor, e dois punhados cheios de incenso aromático pulverizado, e levará tudo para trás do véu. 13Na presença do Senhor porá o incenso sobre o fogo, de modo que a nuvem de incenso cubra o propiciatório que está sobre a arca da aliança; assim não morrerá. 14Em seguida, pegará um pouco do sangue do bezerro, e, com o dedo, fará sete aspersões de sangue diante do propiciatório.
15Depois de ter imolado o bode pelo pecado do povo, levará seu sangue para trás do véu, como foi ordenado acerca do sangue do bezerro, para fazer a aspersão diante do propiciatório. 16Assim fará a expiação pelo santuário, por causa das impurezas dos filhos de Israel, e de suas transgressões e todos os seus pecados. Fará o mesmo pela Tenda da Reunião, estabelecida entre eles, no meio das suas impurezas. 17Ninguém esteja na Tenda da Reunião quando o pontífice entrar no santuário para fazer a expiação por si e por sua família, e por toda a comunidade de Israel, enquanto não tiver saído. 18Quando tiver saído para o altar que está diante do Senhor, fará a expiação e, pegando um pouco de sangue do bezerro e do bode, o derramará sobre as pontas em torno do altar. 19Fará com o dedo sete vezes a aspersão de sangue sobre o altar, para santificá-lo e purificá-lo das impurezas dos filhos de Israel.
20Concluída a expiação do santuário, da Tenda da Reunião e do altar, mandará trazer o bode vivo; 21e, impondo ambas as mãos sobre a sua cabeça, Aarão confessará todas as culpas, transgressões e pecados dos filhos de Israel, e os porá sobre a cabeça do bode. Depois, por meio de um homem para isso designado, o enviará ao deserto.
22Assim o bode levará sobre si todas as culpas dos filhos de Israel para uma região desabitada. Uma vez despachado o bode para o deserto, 23Aarão entrará na Tenda da Reunião e se despojará das vestes de linho que vestiu para entrar no santuário, deixando-as ali. 24Lavará o corpo com água em lugar santo e vestirá as suas roupas. Em seguida, sairá e oferecerá o seu holocausto e o holocausto do povo, em expiação por si e pelo povo. 25Quanto às gorduras do sacrifício pelo pecado, as queimará no altar. 26Aquele que foi soltar o bode de Azazel, deverá lavar as vestes e tomar banho, e depois poderá entrar no acampamento.
27Quanto ao bezerro e ao bode imolados pelo pecado, cujo sangue foi introduzido no santuário para fazer a expiação, serão levados para fora do acampamento, e suas peles, carnes e vísceras serão consumidas pelo fogo. 28E aquele que as queimar, deverá lavaras vestes e tomar banho, e depois poderá entrar no acampamento”.


Do Livro do Levítico             16,2-28

You Might Also Like

0 comentários

Mapa De Visitante