Exploradores israelitas são enviados a Canaã

Naqueles dias, 12,16 o povo partiu de Haserot, e foi acampar no deserto de Farã.
13,1 O Senhor falou a Moisés, dizendo: 2“Envia alguns homens para explorar a terra de Canaã, que eu vou dar aos filhos de Israel. Enviarás um homem de cada tribo, e que todos sejam chefes”.
3Moisés fez o que o Senhor tinha ordenado, enviando ao deserto de Farã chefes entre o povo.
17Moisés enviou-os para explorar o país de Canaã, recomendando-lhes: “Segui pelo deserto de Negueb. Quando chegardes às montanhas, 18observai como é o país, se o povo que nele vive é forte ou fraco, se são poucos ou muitos; 19como é a terra em que esse povo mora, se é boa ou ruim; como são as cidades em que vivem, se muradas ou sem muros; 20seoseusolo é fértil ou pobre, se existem árvores ou não. Sede corajoso se trazei-nos alguns frutos dessa terra”. Era então o tempo em que as primeiras uvas já podiam ser comidas.
21Eles subiram e exploraram o país desde o deserto de Sin até Roob, na entrada de Emat. 22Subindo pelo deserto de Negueb, chegaram a Hebron, onde viviam Aimã, Sesai e Tolmai, descendentes de Enac. Hebron foi construída sete anos antes que Tânis no Egito. 23E chegaram ao vale de Escol. Ali cortaram um ramo de videira com seu cacho, que dois homens transportaram numa vara; e apanharam também romãs e figos. 24O lugar foi chamado vale de Escol (vale do Cacho) por causa do cacho de uva que os filhos de Israel dali levaram.
25Ao fim de quarenta dias, eles voltaram do reconhecimento do país, 26e apresentaram-se a Moisés, a Aarão e a toda a comunidade dos filhos de Israel, em Cades, no deserto de Farã. E, falando a eles e a toda a comunidade, mostraram os frutos da terra, 27e fizeram a sua narração, dizendo: “Entramos no país, ao qual nos enviastes, que de fato é uma terra onde corre leite e mel, como se pode reconhecer por estes frutos. 28Porém, os habitantes são fortíssimos, e as cidades grandes e fortificadas. Vimos lá descendentes de Enac; 29os amalecitas vivem no deserto do Negueb; os hititas, jebuseus e amorreus, nas montanhas; mas os cananeus, na costa marítima e ao longo do Jordão”.
30Entretanto Caleb, para acalmar o povo revoltado, que se levantava contra Moisés, disse: “Subamos e conquistemos a terra, pois somos capazes de fazê-lo”. 31Mas os homens que tinham ido com ele disseram: “Não podemos enfrentar esse povo, porque é mais forte do que nós”. 32E, diante dos filhos de Israel, começaram a difamar a terra que haviam explorado, dizendo: “A terra que fomos explorar é uma terra que devora os seus habitantes: o povo que aí vimos é de estatura extraordinária. 33Lá vimos gigantes, filhos de Enac, da raça dos gigantes; comparados com eles parecíamos gafanhotos”.

Do Livro dos Números             12,16−13,1-3a.17-33

You Might Also Like

0 comentários

Mapa De Visitante