CONSAGRAÇÃO DOS SACERDOTES

Naqueles dias, 8,1 o Senhor falou a Moisés, dizendo: 2“Toma contigo Aarão e seus filhos, as vestes deles e o óleo da unção, o bezerro para o sacrifício expiatório,dois carneiros, o cesto com pães ázimos, 3e reúne toda a comunidade à entrada da Tenda da Reunião”. 4Moisés fez como o Senhor lhe tinha mandado e a comunidade reuniu-se à entrada da Tenda da Reunião. 5Moisés disse à comunidade: “Eis o que o Senhor ordenou que se faça”.
6Apresentou Aarão e seus filhos, e, depois de lavá-los com água, 7vestiu o pontífice com a túnica de linho, cingiu-o como cinto, revestiu-o com o manto, colocou-lhe o véu umeral, atou-o com o respectivo cinto; 8pôs-lhe em seguida o peitoral, colocando nele os urim e os tumim; 9cobriu-lhe a cabeça com a mitra, e sobre ela, diante da testa, colocou a lâmina de ouro, o diadema sagrado, conforme o Senhor havia mandado a Moisés.
10Depois Moisés tomou o óleo da unção, ungiu o tabernáculo e tudo o que nele havia, para consagrá-los. 11Aspergiu sete vezes o altar, e ungiu-o com todos os utensílios, bem como a bacia como suporte, consagrando-os. 12E, derramando o óleo sobre a cabeça de Aarão, o ungiu e consagrou. 13Depois mandou que os filhos de Aarão se aproximassem, vestiu-os com as túnicas de linho, cingiu-os com o cinto e lhes pôs os turbantes, como o Senhor havia mandado a Moisés. 14Em seguida, mandou trazer o bezerro para o sacrifício expiatório, e Aarão e seus filhos puseram as mãos sobre o bezerro. 15Moisés imolou-o, pegou no sangue e molhou nele o dedo, tocou as pontas em volta do altar, e o purificou. Depois derramou o resto do sangue ao pé do altar, e o consagrou, fazendo sobre ele a expiação. 16Moisés pegou em toda a gordura que envolve as vísceras, a camada gordurosa do fígado e os dois rins com sua gordura, e queimou tudo no altar. 17O bezerro, com pele, carne e vísceras, queimou-os fora do acampamento, como o Senhor lhe tinha mandado.
9,22 Aarão levantou as mãos em direção ao povo e o abençoou. Tendo oferecido o sacrifício expiatório, o holocausto e o sacrifício pacífico, desceu, 23e Moisés e Aarão entraram na Tenda da Reunião. Ao saírem, abençoaram o povo. Então a glória do Senhor apareceu a todo o povo, 24e um fogo enviado pelo Senhor consumiu o holocausto e as gorduras que estavam sobre o altar. Vendo isto, o povo inteiro prorrompeu em gritos de alegria, e prostraram-se todos com o rosto em terra.


Do Livro do Levítico             8,1-17; 9,22-24

You Might Also Like

0 comentários

Mapa De Visitante