A PRIMEIRA PRAGA DO EGITO

6,29 O Senhor disse a Moisés: “Eu sou o Senhor. Dize ao Faraó, rei do Egito, tudo o que eu te disse”. 30E Moisés respondeu ao Senhor: “Mas eu tenho dificuldade de falar. Como me ouvirá o Faraó?”
7,1 O Senhor disse a Moisés:“Olha, eu faço de ti um Deus para o Faraó, e Aarão, teu irmão, será teu profeta. 2Dirás tudo o que eu te mandar, e ele falará ao Faraó para que deixe sair de sua terra os filhos de Israel. 3Eu vou endurecer o coração do Faraó, e multiplicar meus sinais e meus prodígios na terra do Egito. 4Ele não vos ouvirá. Mas eu estenderei minha mão sobre o Egito e farei sair do Egito meu exército e meu povo, os filhos de Israel, por meio dos maiores castigos. 5E os egípcios saberão que eu sou o Senhor, quando eu estender minha mão sobre o Egito e fizer sair do meio deles os filhos de Israel”.
6Moisés e Aarão fizeram exatamente como o Senhor lhes havia ordenado. 7Moisés tinha oitenta anos, e Aarão oitenta e três, quando falaram ao Faraó.
8O Senhor disse a Moisés e Aarão: 9“Quando o Faraó vos disser: ‘Fazei algum prodígio’, dirás a Aarão: ‘Toma a tua vara e lança-a por terra diante do Faraó e ela se transformará em serpente. 10Moisés e Aarão apresentaram-se ao Faraó e fizeram como o Senhor havia ordenado. Aarão lançou por terra a vara diante do Faraó e de seus servos, e ela transformou-se em serpente.
11 Mas o Faraó chamou sábios e feiticeiros, e também eles, os magos do Egito, fizeram o mesmo com seus encantamentos. 12Lançaram por terra cada um deles as suas varas, que se transformaram em serpentes. Mas a vara de Aarão engoliu as suas varas. 13Todavia, o coração do Faraó ficou inflexível, e ele não os ouviu, conforme o Senhor tinha predito.
14O Senhor disse, então, a Moisés: “O coração do Faraó se endureceu, pois ele não quer deixar o povo partir. 15Vai ter com ele amanhã cedo. Quando ele sair para a água, estarás à sua espera à beira do rio, levando contigo a vara que se transformou em serpente.16E lhe dirás: “O Senhor, o Deus dos hebreus, enviou-me a ti, dizendo: ‘Deixa o meu povo partir, para me oferecer sacrifícios no deserto’, e tu até agora não me quiseste ouvir. 17Portanto, assim diz o Senhor: ‘Nisto saberás que eu sou o Senhor: com a vara que tenho na mão, vou bater nas águas do Nilo, e elas se mudarão em sangue. 18Os peixes que há no rio morrerão, e as águas ficarão tão poluídas que os egípcios não poderão beber da água do Nilo’”.
19O Senhor disse a Moisés: “Dize a Aarão: ‘Toma a tua vara e estende a mão sobre as águas do Egito, dos seus rios, canais e pântanos, e de todos os seus reservatórios de água, para que elas se transformem em sangue. E haverá sangue em todo o país do Egito, até mesmo nas vasilhas de madeira e nos recipientes de pedra’”. 20Moisés e Aarão fizeram como o Senhor lhes havia ordenado. E, diante do Faraó e dos seus servos, erguendo a vara, Aarão feriu a água do rio, que se transformou em sangue. 21E morreram os peixes que havia no rio, e o rio ficou poluído, de modo que os egípcios não puderam beber da sua água, e houve sangue em toda a terra do Egito.
22Mas os magos do Egito fizeram o mesmo com seus encantamentos; o coração do Faraó se endureceu e ele não atendeu a Moisés e Aarão, conforme o Senhor tinha dito. 23E o Faraó retirou-se para o seu palácio, sem dar atenção àquilo. 24Os egípcios cavaram nas proximidades do rio à procura de água potável, pois não podiam beber da água do rio. 25E passaram-se sete dias depois que o Senhor feriu o rio Nilo.

Do Livro do Êxodo             6,29−7,25

You Might Also Like

0 comentários

Mapa De Visitante