A PÁSCOA E OS ÁZIMOS

1O Senhor disse a Moisés e a Aarão no Egito: 2“Este mês será para vós o começo dos meses; será o primeiro mês do ano. 3Falai a toda a comunidade dos filhos de Israel, dizendo: ‘No décimo dia deste mês, cada um tome um cordeiro por família, um cordeiro por casa. 4Se a família não for bastante numerosa para comer um cordeiro, convidará também o vizinho mais próximo, de acordo com o número de pessoas. Deveis calcular o número de comensais, conforme o tamanho do cordeiro. 5O cordeiro será sem defeito, macho, de um ano. Podereis escolher tanto um cordeiro, como um cabrito: 6e devereis guardá-lo preso até ao dia catorze deste mês. Então toda a comunidade de Israel reunida o imolará ao cair da tarde. 7Tomareis um pouco do seu sangue e untareis os marcos e a travessa da porta, nas casas em que o comerdes. 8Comereis a carne nessa mesma noite, asada ao fogo, com pães ázimos e ervas amargas. 9Não comereis dele nada cru, ou cozido em água, mas assado ao fogo, inteiro, com cabeça, pernas e vísceras. 10Não deixareis nada para o dia seguinte: o que sobrar, devereis queimá-lo ao fogo. 11Assim devereis comê-lo: com os rins cingidos, sandálias nos pés e cajado na mão. E comereis às presas, pois é a Páscoa do Senhor!
12Naquela noite passarei pela terra do Egito e ferirei na terra do Egito todos os primogênitos, desde os homens até os animais; e infligirei castigos contra todos os deuses do Egito, eu, o Senhor. 13O sangue servirá de sinal nas casas onde estiverdes. Ao ver o sangue, passarei adiante, e não vos atingirá a praga exterminadora, quando eu ferir a terra do Egito. 14Este dia será para vós uma festa memorável em honra do Senhor, que haveis de celebrar por todas as gerações, como instituição perpétua.
15Durante sete dias comereis pães ázimos. Desde o primeiro dia fareis desaparecer o fermento de vossas casas, pois quem comer pão fermentado, do primeiro ao sétimo dia, será eliminado de Israel.
16O primeiro dia será santo e solene, e o sétimo dia será de festa igualmente venerável. Nesses dias não fareis nenhum trabalho, exceto os que forem de preparação da vossa comida.
17E observareis a festa dos Ázimos, pois foi nesse mesmo dia que eu fiz sair vossos exércitos do Egito. Guardareis esse dia, por todas as gerações, como instituição perpétua. 18Comereis pães ázimos desde a tarde do dia catorze do primeiro mês, até a tarde do dia vinte e um desse mesmo mês.
19Durante sete dias não haja fermento em vossas casas; pois quem comer pão fermentado será eliminado da comunidade de Israel, seja estrangeiro ou natural do país. 20Não comereis coisa alguma fermentada; em todas as vossas moradas comereis pães ázimos”.

Do Livro do Êxodo             12,1-20

You Might Also Like

0 comentários

Mapa De Visitante