A ÁGUA DO ROCHEDO E O COMBATE CONTRA OS AMALECITAS

Naqueles dias, 1toda a comunidade dos filhos de Israel partiu do deserto de Sin e, seguindo as etapas indicadas pelo Senhor, acamparam em Rafidim, onde o povo não encontrou água para beber. 2Então o povo começou a disputar com Moisés, dizendo: “Dá-nos água para beber!” Moisés respondeu-lhes: “Por que disputais comigo? Por que tentais o Senhor?” 3Mas o povo, sedento de água, murmurava contra Moisés e dizia: “Por que nos fizeste sair do Egito? Foi para nos fazer morrer de sede, a nós, nossos filhos e nosso gado?” 4Moisés clamou ao Senhor, dizendo: “Que farei por este povo? Por pouco não me apedrejam!” 5O Senhor disse a Moisés: “Passa adiante do povo e leva contigo alguns anciãos de Israel. Toma a tua vara com que feriste o rio Nilo e vai. 6Eu estarei lá, diante de ti, sobre o rochedo, no monte Horeb. Ferirás a pedra e dela sairá água para o povo beber”. Moisés assim fez na presença dos anciãos de Israel. 7E deu àquele lugar o nome de Massa e Meriba, por causa da disputa dos filhos de Israel e porque tentaram o Senhor, dizendo: “O Senhor está no meio de nós, ou não?”
8Os amalecitas vieram atacar Israel em Rafidim. 9Moisés disse a Josué: “Escolhe alguns homens e vai combater contra os amalecitas. Amanhã estarei, de pé, no alto da colina, com a vara de Deus na mão”. 10Josué fez o que Moisés lhe tinha mandado e combateu os amalecitas. Moisés, Aarão e Ur subiram ao topo da colina. 11E, enquanto Moisés conservava a mão levantada, Israel vencia; quando abaixava a mão, vencia Amalec. 12Ora, as mãos de Moisés
tornaram-se pesadas. Pegando então uma pedra, colocaram-na debaixo dele para que se
sentasse, e Aarão e Ur, um de cada lado, sustentavam as mãos de Moisés. Assim, suas mãos não se fatigaram até ao pôr-do-sol, 13e Josué derrotou Amalec e sua gente a fio de espada. 14 O Senhor disse, então, a Moisés: “Escreve isto no livro para a memória, e leva ao conhecimento de Josué que eu apagarei a lembrança de Amalec do céu”. 15Moisés construiu um altar e deu-lhe o nome de “o Senhor é meu estandarte”, dizendo: 16“Porque levantou a mão contra o trono do Senhor, o Senhor estará em guerra contra Amalec, de geração em geração”.

Do Livro do Êxodo 17,1-16

You Might Also Like

0 comentários

Mapa De Visitante