,

INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA

OS PROTESTANTES PROCLAMAM A PLENA LIBERDADE INDIVIDUAL NA INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA. POR QUE A IGREJA CATÓLICA NÃO A PERMITE?

REPOSTA: a) TRISTE RESULTADO DA LIVRE INTERPRETAÇÃO DA BÍBLIA PELOS PROTESTANTES É A DIVISÃO EM MILHARES E MILHARES DE SEITAS, CONTRÁRIA À VONTADE E ORAÇÃO DE JESUS NA ÚLTIMA CEIA: (JOÃO 17, 20-21). "Não rogo só por eles, mas também por aqueles que vão crer em mim, por meio da sua palavra, PARA QUE TODOS SEJAM UMA SÓ COISA, assim com tu, ó Pai, estás em mim e eu em ti; também eles sejam um nós, a fim de que o mundo creia que tu me enviaste."

OUTRO LASTIMÁVEL EFEITO NESTAS SEITAS É A NEGAÇÃO DE ALGUNS SACRAMENTOS E DE MUITAS VERDADES importantes, contra a expressa ordem de Cristo. 
(MATEUS 28, 19-20): "Ide, pois, ensinar todos os povos [...] ensinando-os a OBSERVAR TUDO O QUE VOS MANDEI."

A IGREJA CATÓLICA tem zelado sempre para permanecer FIEL E OBEDIENTE À VONTADE DE CRISTO. Por isso, apesar de tantos séculos, tantos raças e línguas, guarda firmemente A UNIDADE E TODA DOUTRINA E TODOS OS SACRAMENTOS RECEBIDOS DE JESUS. POR ISSO JÁ SÃO PAULO A CHAMAVA "COLUNA E FUNDAMENTO DA VERDADE: (1 TIMÓTEO 3, 14-15). "Escrevo-te para que saibas como deves portar-te na casa de DEUS, QUE É A IGREJA DE DEUS VIVO, COLUNA E FUNDAMENTO DA VERDADE."

O mesmo SÃO PAULO, zelando pela fidelidade doutrinal, exorta o bispo de Creta. (TITO 1, 5-9): "[...] É PRECISO QUE O BISPO SEJA [...] ADERINDO FIRMEMENTE À PALAVRA FIEL [...] PARA QUE POSSA EXORTAR SEGUNDO A SÃO DOUTRINA E REFUTAR OS QUE A CONTRADIZEM."

b)  Alguns protestantes argumentam em favor da livre interpretação da Bíblia com as palavras de SÃO PAULO (2 TIMÓTEO 3, 14-17): "Desde a infância você conhece as Escrituras [...] Toda a ESCRITURA DIVINAMENTE INSPIRADA É ÚTIL para ensinar, para repreender, para corrigir, para formar na justiça, a fim de que o homem de DEUS seja perfeito, apto PARA TODA A OBRA BOA." Pois bem; claro MAS A OBRA BOA POR EXCELÊNCIA, recomendada por JESUS e igualmente por SÃO PAULO, repetidas vezes, É A UNIÃO DE TODOS OS CRISTÃOS NA MESMA IGREJA, O CORPO MÍSTICO DE CRISTO, NA MESMA FÉ, NA MESMA DOUTRINA E TRADIÇÃO APOSTÓLICA. PELO CONTRÁRIO, AS DIVISÕES E SEITAS SÃO A PIOR OBRA, NASCIDA POR USO LEVIANO E LAMENTÁVEL ABUSO DA BÍBLIA.

Escutemos, ainda, as claras advertências bíblicas da carta de SÃO PAULO. (2 PEDRO 1, 20): "Sabei, porém, antes de tudo, QUE TODA PROFECIA CONTIDA NA ESCRITURA NÃO SERÁ SUJEITA À INTERPRETAÇÃO PARTICULAR." E mais para frente ele escreve. (2 PEDRO 3, 16): "NAS quais (cartas de SÃO PAULO) há algumas COISAS DIFÍCEIS, QUE OS IGNORANTES E INCONSTANTES ADULTERAM, COMO FAZEM TAMBÉM COM OUTRAS ESCRITURAS, PARA SUA PRÓPRIA PERDIÇÃO."

c)   COMPARAÇÃO COM A VIDA SOCIAL ORGANIZADA. Cada um de nós pode comprar livros medicinais, à vontade, e estudá-los. Mas somente os que estudaram a medicina na universidade e foram aprovados e diplomados como médicos, são autorizados a dar consultas e receitas, ou a fazer operações nos hospitais. E ninguém de nós arriscaria submeter-se à operação do coração, por um "curioso" autônomo.

As mesmas regras valem na pilotagem dos aviões e navios. Todos podem ler os livros de engenharia e pilotagem: mas somente os pilotos aprovados e diplomados ficam autorizados a conduzi-los.

O mesmo vale na sociedade religiosa, organizada por Cristo, na sua Igreja: Todos são convidados a escutar a voz da consciência e a ler e meditar as Sagradas Escrituras. Porém em coisas mais importantes, difíceis e complicadas, Jesus deixou-nos os "médicos" e "pilotos" por Ele mesmo instruídos e autorizados para curar e guiar as nossa almas na difícil passagem para o porto da eternidade. Eles são os Apóstolos e seus sucessores, os papas e bispos católicos. Só eles têm a promessa de Cristo, de serem introduzidos pelo Espírito Santo em toda a verdade. (JOÃO 16, 13). DAÍ A GARANTIA DE JESUS: "QUEM VOS OUVE, A MIM OUVE; QUEM VOS DESPREZA, A MIM DESPREZA; E QUEM ME DESPREZA, DESPREZA AQUELE QUE ME ENVIOU." (LUCAS 10, 16).

You Might Also Like

0 comentários

Mapa De Visitante