DIVERSIDADE DO TEMPO

1Tudo tem seu tempo.
Há um momento oportuno
para tudo que acontece debaixo do céu.
2Tempo de nascer e tempo de morrer;
Tempo de plantar e tempo de colher a planta.
3Tempo de matar e tempo de salvar;
tempo de destruir e tempo de construir.
4Tempo de chorar e tempo de rir;
tempo de lamentar e tempo de dançar.
5Tempo de atirar pedras e tempo de as amontoar;
tempo de abraçar e tempo de se separar.
6Tempo de buscar e tempo de perder;
Tempo de guardar e tempo de esbanjar.
7Tempo de rasgar e tempo de costurar;
tempo de calar e tempo de falar.
8Tempo de amar e tempo de odiar;
tempo de guerra e tempo de paz.
9Que proveito tira o trabalhador de seu esforço?
        10Observei a tarefa que Deus impôs aos homens, para que nela se ocupassem. 11As coisas que ele fez são todas boas no tempo oportuno. Além disso, ele dispôs que fossem permanentes; no entanto o homem jamais chega a conhecer o princípio e o fim da ação que Deus realiza. 12E compreendi que nada de melhor há para o homem a não ser alegrar-se e fazer o bem durante a sua vida. 13E que o homem coma e beba, desfrutando do produto de todo o seu trabalho, isso é dom de Deus.14Compreendi que tudo o que Deus faz é para sempre. A isso nada se pode acrescentar, e disso nada se pode tirar. Deus assim faz para que o temam. 15O que existe, já havia existido; o que existirá, já existe, pois Deus renova o que passou.
        16Observo outra coisa debaixo do sol: no lugar do direito encontra-se o delito, no lugar da justiça encontra-se a iniquidade; 17e penso: ao justo e ao ímpio Deus julgará, porque aqui há um tempo para todo o propósito e um lugar para cada ação.
        18Quanto aos homens penso assim: Deus os põe à prova para mostrar-lhes que são como animais. 19Pois a sorte do homem e a dos animais é idêntica: como morre um, assim morre o outro, e ambos têm o mesmo sopro de vida; o homem não leva vantagem sobre os animais, porque tudo é vaidade. 20Tudo caminha para um mesmo lugar: tudo vem do pó e tudo volta ao pó.
        21Quem sabe se o alento do homem sobe para o alto e se o alento do animal desce para baixo, para a terra? 22Observo que nada de melhor há para o homem do que alegrar-se com suas obras: essa é a sua porção. Pois quem o fará voltar para saber o que vai acontecer depois dele?

Do Livro do Eclesiastes             3,1-22

You Might Also Like

0 comentários

Mapa De Visitante