Últimas palavras de Moisés

Naqueles dias: 1Moisés dirigiu-se a todo Israel com as seguintes palavras: 2“Tenho hoje cento e vinte anos e já não posso deslocar-me. Além do mais, o Senhor me disse: ‘Não atravessarás este rio Jordão’. 3‘É o Senhor teu Deus que irá à tua frente; ele mesmo, à tua vista, destruirá todas essas nações, para que ocupes suas terras. Josué passará adiante de ti, como disse o Senhor. 4E o Senhor fará com esses povos o que fez com Seon e Og, reis dos amorreus, e com suas terras, que ele destruiu. 5Quando, pois, o Senhor os entregar a vós, fareis com eles exatamente o que vos ordenei. 6Sede fortes e valentes; não vos intimideis nem tenhais medo deles, pois o Senhor teu Deus é ele mesmo o teu guia, e não te deixará nem te abandonará”.
7Depois Moisés chamou Josué e, diante de todo Israel, lhe disse: “Sê forte e corajoso, pois tu introduzirás este povo na terra que o Senhor sob juramento prometeu dar a seus pais, e és tu que lhe darás a posse dela. 8OSenhor, que é o teu guia, marchará à tua frente, estará contigo e não te deixará nem te abandonará. Por isso, não temas nem te acovardes”. 9Moisés escreveu esta lei e entregou-a aos sacerdotes, filhos de Levi, que carregavam a arca da aliança do Senhor, e a todos os anciãos de Israel. 10E ordenou-lhes, dizendo: “No fim de cada sete anos, ao chegar o ano da remissão, na festa dos Tabernáculos, 11quando todo Israel vier apresentar-se diante do Senhor teu Deus, no lugar que ele tiver escolhido, lerás as palavras desta lei perante todo Israel para que as ouça. 12Reúne o povo, tanto homens como mulheres, as crianças e os estrangeiros que se acham em tuas cidades, para que ouçam e aprendam a temer o Senhor vosso Deus, e estejam sempre atentos a cumprir todas as palavras desta lei. 13E os seus filhos, que nada sabem agora, deverão ouvi-la para aprenderem a temer o Senhor vosso Deus, todo o tempo que viverdes sobre a terra da qual ides tomar posse, depois de passado o Jordão”.
14Então o Senhor disse a Moisés: “Eis que está próximo o dia da tua morte. Chama Josué e apresentai-vos na Tenda da Reunião, para que eu lhe dê as minhas ordens”. Foram, pois, Moisés e Josué apresentar-se na Tenda da Reunião. 15E o Senhor ali apareceu numa coluna de nuvem, que se pôs à entrada da Tenda.
23E o Senhor ordenou a Josué filho de Nun, dizendo: “Sê forte e corajoso. Pois tu introduzirás os filhos de Israel na terra que lhes prometi, e eu estarei contigo”.

Do Livro do Deuteronômio             31,1-15.23

You Might Also Like

0 comentários

Mapa De Visitante