Promessa de perdão depois do exílio

Naqueles dias Moisés falou ao povo, dizendo: 1“Quando te sobrevierem todas estas coisas – a bênção e a maldição que propus diante de ti – então tu as meditarás no fundo do teu coração, no meio das nações para onde o Senhor teu Deus te houver espalhado, 2tu te converterás a ele com teus filhos, e obedecerás aos seus mandamentos com todo o teu coração e com toda a tua alma, conforme tudo o que hoje te ordeno. 3OSenhor teu Deus te fará voltar do cativeiro e se compadecerá de ti, e te reunirá de todos os povos entre os quais te havia dispersado. 4Ainda que tenhas sido lançado para os confins do céu, de lá te reunirá o Senhor teu Deus, e lá te irá buscar. 5Ele te introduzirá na terra que teus pais possuíram e tu a obterás, e fará com que sejas mais feliz e em maior número que eles.
6O Senhor teu Deus circuncidará o teu coração e o coração de teus descendentes, para que ames o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma, e assim possas viver. 7O Senhor teu Deus mandará todas essas maldições contra os teus inimigos, contra os que te tiverem perseguido. 8E tu voltarás a obedecer à voz do Senhor, observarás todos os seus mandamentos que hoje te prescrevo. 9O Senhor teu Deus te fará prosperar em todas as tuas obras, no fruto do teu ventre, nas crias do teu gado, e na fecundidade da tua terra, e na abundância de todas as coisas. Porque o Senhor voltará a comprazer-se em ti e a cumular-te de todos os bens, como o fazia com teus pais, 10contanto que ouças a voz do Senhor teu Deus, e observes todos os seus mandamentos e preceitos, que estão escritos nesta lei, e te convertas para o Senhor teu Deus com todo o teu coração e com toda a tua alma.
11Na verdade, este mandamento que hoje te dou não é difícil demais, nem está fora do teu alcance. 12Não está no céu, para que possas dizer: ‘Quem subirá ao céu por nós para apanhá-lo? Quem no-lo ensinará para que o possamos cumprir?’ 13Nem está do outro lado do mar, para que possas alegar: ‘Quem atravessará o mar por nós para apanhá-lo? Quem no-lo ensinará para que o possamos cumprir?’ 14Ao contrário, esta palavra está bem ao teu alcance, está em tua boca e em teu coração, para que a possas cumprir.
15Vê que eu hoje te proponho a vida e a felicidade, a morte e a desgraça. 16Se obedeceres aos preceitos do Senhor teu Deus, que eu hoje te ordeno, amando ao Senhor teu Deus, seguindo seus caminhos e guardando seus mandamentos, suas leis e seus decretos, viverás e te multiplicarás, e o Senhor teu Deus te abençoará na terra em que vais entrar, para possuí-la. 17Se, porém, o teu coração se desviar e não quiseres escutar, e se, deixando-te levar pelo erro, adorares deuses estranhos e os servires, 18eu vos anuncio hoje que certamente perecereis. Não vivereis muito tempo na terra onde ides entrar, depois de atravessar o Jordão, para ocupá-la.
19Tomo hoje o céu e a terra como testemunhas contra vós, de que vos propus a vida e a morte, a bênção e a maldição. Escolhe, pois, a vida, para que vivas, tu e teus descendentes, 20amando ao Senhor teu Deus, obedecendo à sua voz e apegando-te a ele – pois ele é a tua vida e prolonga os teus dias –, a fim de que habites na terra que o Senhor jurou dar a teus pais Abraão, Isaac e Jacó”.

Do Livro do Deuteronômio             30,1-20

You Might Also Like

0 comentários

Mapa De Visitante